Como criámos e como gerimos o site da TeleconsultaPortugal.com

Ao contrário de um livro, que quando chega aos seus leitores está terminado e nunca mais será alterado, quando um website é colocado online começa realmente a sua “vida”. 

Ou assim devia ser… 

Quando criamos um site novo, e mesmo quando se trata de um redesign, partimos de muitas assunções que não sabemos como vão ser aceites, nem qual será o seu impacto. 

Como se costuma dizer, todos os planos são bons até encontrarem a realidade.

O site da TeleconsultaPortugal.com passou pelos mesmos passos e processos que todos os outros sites passam na Clínica do Site: Desde as sessões de brainstorm, à elaboração de protótipos, e desde a exploração de ideias e funcionalidades à sua implementação. 

O TeleconsultaPortugal.com já existia, pelo que fizemos um redesign. No entanto, o site foi de tal forma alterado que, na realidade, tratámos o processo como um site novo. Pudemos apenas aproveitar algumas métricas anteriores, como o número de consultas, o posicionamento nos motores de pesquisa, e pouco mais.

Criação do Site como um projecto 360º

Quando iniciámos o processo de criação do site com o nosso Cliente, analisámos, para além dos objectivos de marketing e comerciais, a possibilidade de melhorar a eficiência dos processos internos, para que a gestão e logística da Teleconsulta Portugal pudesse acompanhar a evolução. 

A versão anterior do site estava assente numa plataforma DIY, o que levantava dois problemas: todas as transacções comerciais seriam taxadas com uma comissão dessa plataforma, e todo o desenvolvimento à medida estaria limitado pelas possibilidades da plataforma. 

Decidimos então migrar todo o conceito para a plataforma WordPress, pois esta inclui bastantes plugins de elevada qualidade e bom nível de suporte, para além de que temos um profundo know-how da mesma. 

Todos os sites da Clínica do Site são implementados na plataforma WordPress com temas desenvolvidos à medida e, em muitos casos, integrações de API e Mobile Apps, e desenvolvimento de plugins dedicados.

No caso das subscrições de sites, todo este know-how, bem como toda a experiência de marketing digital, são usados ao longo de toda a evolução e crescimento do site de uma forma pró-activa.

O nosso objectivo é dar a Clientes, como a Teleconsulta Portugal, o melhor dos dois mundos: um website autónomo assente numa plataforma open-source e manter o acompanhamento de uma equipa que garante uma evolução alinhada com os objectivos de negócio de cada cliente.

Analisar e melhorar processos – começar pelo essencial

O site anterior já tinha uma quantidade razoável de marcação de consultas, no entanto um dos pontos mais críticos era a fraca usabilidade do UI/UX para o utilizador.

A anterior versão do Website apresentava um sistema pouco consistente para notificar os utilizadores das marcações. Não era, por exemplo, possível apresentar ao utilizador os requisitos para alguns tipos de consultas (por exemplo, para consultas de atestados, é obrigatório a apresentação de alguns exames prévios), ou seja, havia muito a evoluir. A marcação de consultas online (clique no link para testar até ao passo do pagamento) é agora das mais simples e intuitivas, bem como todos os processos que apoiam a mesma, resultando num aumento de conversões e numa melhor experiência do utilizador.

Nós sabíamos que essa evolução, por si só, faria aumentar o número de consultas marcadas com sucesso, o que rapidamente nos levou a identificar outra situação que necessitava de evoluir: o processamento de parte dos pagamentos e da totalidade das facturas ainda era manual. Assim, incluímos o desenvolvimento de uma integração com um processador de pagamentos online e com um ERP para a emissão automática das facturas.

O Site está online – e agora?

Ainda na fase de planeamento do novo site, fomos recolhendo algumas iniciativas para aumentar a visibilidade do mesmo. Embora o foco nesta fase fosse melhorar a experiência do utilizador e garantir que a base (essencialmente a marcação das consultas e o acompanhamento até às consultas) estava da forma mais intuitiva possível, desenhámos o UI de forma a poder evoluir e acomodar outras iniciativas, que se vieram a implementar mais tarde, como o Dicionário de Saúde ou a área de artigos de saúde, “Saúde & Saber” (e não só).

Explorar Canais com foco no Site

Google Ads

Habitualmente desenhamos uma estratégia inicial assente num mix de canais de curto prazo (publicidade online) e de longo prazo (orgânicos), mas sempre com o foco principal no site. 

A tracção inicial é sempre mais difícil num site novo ou sem keywords com posicionamento relevante no Google, por isso, escolhemos o Google Ads como canal de curto prazo para obter um retorno que sustentasse as iniciativas de longo prazo. 

Ao levar mais tráfego inicial ao novo site, para além de darmos a conhecer o novo site e a concretizar mais marcações de consultas, estávamos a ganhar alguma massa crítica inicial para conduzir alguns testes de optimizações.

SEO – Search Engine Optimization

O SEO é um canal por excelência para fazer crescer o site de forma sustentável. A evolução deste canal levaria a um custo de aquisição de cliente/paciente mais baixo e permitia-nos delinear o posicionamento pretendido para o site da Teleconsulta Portugal. 

Com o objectivo de melhorar a experiência do utilizador e a visibilidade do site,  criámos uma área de artigos (https://teleconsultaportugal.com/saude-saber/), com um foco especial na saúde mental (https://teleconsultaportugal.com/saude-mental/) – uma das áreas cada vez mais relevantes na nossa sociedade. 

Criámos vários quizes (https://teleconsultaportugal.com/saude-mental/auto-teste-burnout/) para os utilizadores poderem avaliar, de forma rápida e simples, potenciais problemas de saúde, com base nos sintomas de cada patologia.

Mais recentemente, lançámos uma área dedicada a apresentar os serviços hospitalares com constrangimentos em Portugal (https://teleconsultaportugal.com/hospitais/). Muitas vezes as marcações das consultas demoram muito tempo, muitas vezes deixando de fazer sentido, e a marcação de uma consulta online torna-se uma alternativa muito apelativa, por ser prática, uma vez que o paciente nem tem de sair de casa.

Gestão de Redes Sociais

Lançámos as contas nas redes da Meta (Facebook e Instagram) sem grande relevo. Podemos dizer que apenas quisemos dar alguma presença à marca.

Para 2024 temos maiores objectivos e queremos tirar maior proveito destes canais, ainda que apenas de forma orgânica. O objectivo passa pela criação de uma comunidade através da partilha de informações sobre saúde, numa óptica de prevenção e bem-estar.

Email Marketing

O canal de email marketing será um dos mais importantes, pois vai permitir um contacto mais directo e constante com os subscritores. 

Devido à boa qualidade dos artigos de saúde e das iniciativas informativas no site da Teleconsulta Portugal, a lista de subscritores tem vindo a crescer, para que já faça sentido a criação de uma newsletter, sempre de cariz informativo e lúdico.

Tal como nas redes sociais, o foco vai estar na divulgação de dicas e informações de saúde, numa óptica de prevenção e bem-estar.

Conclusão

Como tivemos oportunidade de verificar, o lançamento do site é apenas o início. 

Há um longo caminho a percorrer para alinhar um site novo com os objectivos de negócio de uma empresa. Esse caminho faz-se, em grande parte, através de tentativa e erro, testes e optimizações constantes. 

É também importante manter uma coerência visual para reforçar o reconhecimento da marca e o mesmo se pode dizer em relação ao estilo de comunicação, que se pretende amigável e de grande empatia com o utilizador.

Por estes motivos, é fundamental ter um acompanhamento constante quando o seu novo site fica online: como escolher as iniciativas com maior impacto para atingir objectivos? Como alinhar essas iniciativas com a estratégia geral do digital? Como escolher os canais mais apropriados e em que sequência?

Lançámos o serviço de subscrição de Websites, precisamente para que possa contar com um parceiro ao longo da evolução e crescimento do seu Website, e para que possa, tal como a Teleconsulta Portugal, implementar uma estratégia digital de sucesso.