Como vender mais online: 10 sugestões simples e muito eficazes

Lojas online

Hoje em dia, a Internet é um espaço de oportunidade e o e-commerce parece, cada vez mais, a forma de chegar até ao consumidor. Ao abrir uma loja online, no entanto, estará também a entrar num mercado onde a concorrência é altamente competitiva e no qual a aplicação das melhores estratégias de marketing digital se torna fundamental para o sucesso.

No processo de criação do negócio online ideal, para promover um aumento no número de visitas, uma melhor receptividade e uma venda mais eficaz, será fundamental que aprofunde os seus conhecimentos de SEO (Optimização para Motores de Pesquisa), de Content Marketing, de Publicidade Online e também de web design. Afinal, todos os pontos da comunicação com os clientes – incluindo a produção textual e visual – são importantes e podem fazer a diferença no momento de melhorar as vendas.

Promover a melhoria de um site depende de pequenas estratégias, muito simples e eficazes e a Clínica do Site conhece melhor do que ninguém estas estratégias. Por isso mesmo, não deixe de colocar as suas questões através de email ou de fazer a subscrição de um dos nossos serviços.

Entretanto, fique a conhecer as melhores dicas para aperfeiçoar a sua loja e optimizar as suas vendas, através das 10 sugestões para vender mais online que criámos a pensar em si.

1. Preocupe-se com o conteúdo

A presença online de uma loja é fortemente impulsionada pelos seus conteúdos. Na verdade, o content marketing é uma das melhores formas de garantir que o seu negócio se torna mais abrangente e obtém melhores resultados. Quando falamos de conteúdo, um dos aspectos importantes a considerar é a linguagem. Esta deve estar orientada para o público-alvo, fazer uso das palavras-chave que melhor se adequam ao seu negócio e ter atenção à correcção ortográfica e gramatical. Além disso, a linguagem deverá manter-se simples, correta e de fácil apreensão, devendo evitar-se expressões demasiado técnicas e frases demasiado complexas e longas.

2. Publicite o seu espaço

As plataformas para anúncios online, como o Google Ads (anteriormente conhecido por AdWords), e a possibilidade de colocar anúncios nas redes sociais através de meios como o Facebook Ads podem ser encarados como uma oportunidade de investimento que, em momentos chave, levarão o seu negócio mais longe. Épocas específicas, como o Natal, são ideais para recorrer a estas plataformas e impulsionar o seu negócio, publicitando os seus produtos e serviços.

3. Oriente os seus visitantes

Para que o aumento das visitas ao seu site corresponda a um aumento efectivo das vendas é importante a criação de uma estratégia de navegação. Esta estratégia passa, pois, pela actualização das promoções e dos destaques, que orientará o utilizador e lhe dará acesso aos melhores produtos. O cross selling é, aqui, também uma boa opção, permitindo que novos produtos sejam sugeridos ao cliente, tendo por base as suas pesquisas e preferências.

4. Não descure o web design

A estrutura e o aspecto do seu site são fundamentais para cativar o consumidor. Na verdade, a facilidade de navegação poderá definir a forma como o cliente reage aos conteúdos. Por norma, o público em geral prefere sites de navegação simples, adaptados a mobile, visualmente apelativos e que permitem um uso mais intuitivo. Não se esqueça de aproveitar a experiencia do utilizador no seu site para transmitir os valores da sua marca.

5. Altere com cautela e gradualmente

Quando avança para alterações no seu site, deve recordar que a familiaridade e a consistência são aspectos que os clientes valorizam. Desta forma, demasiadas alterações ou alterações demasiado bruscas poderão ter um impacto negativo para o seu negócio. Caso sinta a necessidade de fazer alterações ao site, procure fazê-las de forma gradual, testando-as e tentando garantir que estas funcionam como espera. Aproveite para medir o impacto destas alterações e se obtém os resultados pretendidos ou não.

6. Aposte na imagem e na descrição dos produtos

Uma vez que não existe, no e-commerce, um contacto directo entre si e o cliente, as imagens escolhidas e as descrições dos artigos devem falar por si. A aposta na qualidade destes conteúdos irá ajudar a estabelecer uma relação de confiança quanto à qualidade dos produtos que comercializa.

7. Clarifique os termos e condições do site

A clareza na enunciação das condições inerentes à aquisição de produtos no seu site é fundamental para os clientes. Assim, o cuidado de esclarecer aspectos como a formas de pagamento, trocas, devoluções e entregas é fundamental para melhorar as vendas do site e ganhar a confiança dos seus utilizadores. No TermsFeed pode encontrar exemplos (em inglês) que terá, necessariamente, de adaptar ao seu negócio.

8. Crie um espaço de comunicação

A criação de um espaço de comunicação entre si e os consumidores – através comentários, de email marketing, de formulários de contacto ou de um espaço de apoio ao cliente – irá dar aos consumidores uma maior sensação de familiaridade e confiança, estimulando o consumo.

9. Optimize o tempo de carregamento

O tempo é fundamental e, gradualmente, as pessoas têm vindo a tornar-se cada vez menos tolerantes quanto aos momentos de espera, estimando-se que 40% dos consumidores desista de páginas que demoram mais de 3 segundos a carregar. A optimização do tempo de carregamento do seu site poderá, por isso, melhorar as vendas. Poderá fazê-lo, por exemplo, promovendo a minimização de recursos, a priorização dos principais elementos da página ou a redução do número de redireccionamentos e de plugins.

10. Analise os preços da concorrência

Quando define os seus preços, é muito importante que esteja a par do preçário dos seus concorrentes. Embora não tenha necessariamente de praticar sempre preços mais baixos, é importante que os preços estejam equilibrados relativamente aos restantes sites, para que o cliente não se depare com produtos idênticos por um valor claramente superior no seu site. Um preço alinhado com a concorrência ajudará na criação de uma relação de confiança e fará com que venda mais online.

Na loja de serviços de marketing digital da Clínica do Site pode encontrar um vasto leque de serviços que o ajudarão a melhorar as suas vendas online de uma forma contínua através de serviços como SEO ou email marketing, ou com serviços de impacto imediato, como a gestão de publicidade de Google Ads ou de Facebook Ads em alturas pontuais, como no Natal.