7 passos para criar bons conteúdos para SEO

Criação de conteúdos

Criar bons conteúdos para SEO é importantíssimo para quem quer garantir que o seu produto ou empresa é visto online. Os motores de pesquisa online, tal como o Google, seguem alguns critérios que fazem com que alguns artigos SEO Portugal ocupem os primeiros lugares na pesquisa, enquanto outros não conseguem, sequer, o destaque da primeira página.

Saber como criar bons conteúdos para SEO em português não é difícil mas implica conhecer um pouco melhor as ferramentas de content markerting e saber quais os passos necessários para a construção de artigos que cumpram os critérios dos motores de busca online.

Como sabemos quão importante é que conheça os recursos essenciais para a criação de artigos de SEO Portugal, explorámos as melhores estratégias e práticas para a criação de conteúdos para seo em português. Se também quer conhecer os principais passos de content marketing para a criação de textos SEO que mereçam um destaque efetivo no seio do SEO Portugal, fique a conhecer as nossas dicas através destes 7 passos.

1. Escolha conteúdos que apelem às pessoas

O primeiro passo para a criação de bons conteúdos para reforço de SEO em Portugal será recordar que, mais do que procurar um lugar entre as primeiras sugestões dos motores de pesquisa, um autor está, fundamentalmente, a escrever para alguém.

A criação de conteúdos para SEO em português deverá ter em atenção aquilo que as pessoas efetivamente estão à procura e desejam ler. Assim, o primeiro passo, antes de tudo o resto, será questionar isto mesmo: o que interessa às pessoas? O que posso escrever que seja único e que apele à leitura? Neste processo, será importante usar os conhecimentos específicos da área a impulsionar a seu favor, criando textos apelativos e que se dirijam aos interesses das pessoas.

2. Aposte na pesquisa

Uma parte fundamental na criação de um bom conteúdo para SEO Portugal é a pesquisa. Antes de iniciar a escrita, é muito importante conhecer as palavras e expressões que as pessoas mais pesquisam na sua região (as chamadas keywords Portugal).
Ao fazer o levantamento das keywords Portugal, terá uma ferramenta muito útil em mãos, passando a poder pensar o texto de forma a integrá-las no mesmo, de forma natural, para que o texto se apresente como opção, nos motores de busca, mediante a procura destas palavras-chave.

3. Faça um bom uso das keywords

Conhecer as melhores palavras-chave a utilizar não é o suficiente. O seu uso no texto deve ser inteligente para fortalecer o SEO, devendo integrar-se de forma muito natural no seio do artigo, sem parecer, em nenhum momento, que as mesmas foram colocadas ali apenas para cumprir os máximos percentuais exigidos.

Assim, embora seja bom que determine, à partida, quantas vezes quer utilizar determinada keyword no seu texto, na escrita do artigo deve optar pela fluidez textual, integrando as palavras e expressões escolhidas de uma forma tática, para que o seu uso pareça casual. Para ajudar nesta tarefa pode usar variações das keywords, evitando repetições e alargando o espetro das pesquisas que levarão as pessoas até ao seu texto.

Deve ainda recordar-se de que é importante o uso de H1 ou H2 nos seus títulos e que estes devem conter, também, as keywords. A criação de ligações internas (links) para outros conteúdos é, também, fundamental.

4. Faça edições nos seus artigos

Editar os artigos é fundamental para garantir a qualidade dos mesmos. Mais do que olhar para os avisos frequentemente apresentados pelas ferramentas de texto, é importante que os autores deste tipo de conteúdo façam uma leitura minuciosa do texto após a sua criação, garantindo que este não possui erros ortográficos, gramaticais ou de concordância.

Um olhar atento sobre a construção frásica pode ajudar a compreender se o texto está apelativo, interessante e compreensível na ótica do leitor. Então, uma segunda leitura e uma revisão atenta do artigo tornam-se fundamentais para garantir a sua qualidade.

5. Lembre-se que a regularidade é importante

Por melhores que sejam as estratégias para a criação de conteúdos para SEO em português, estas não dependem apenas de um ou dois artigos bem escritos, sem erros e que apliquem as melhores keywords e técnicas de content marketing.

Para garantir os efeitos desejados, é fundamental que a regularidade das publicações, devendo ser adicionados novos conteúdos periodicamente, para estimular o interesse a manter as páginas da empresa entre as primeiras que o motor de busca apresenta. Na Clínica do Site, criámos um serviço precisamente para isso, onde levamos em conta as keywords desejadas, a escrita de forma interessante e, se possível, viral, por exemplo, com infografias. Lembre-se que é melhor garantir um artigo por semana durante três meses do que doze artigos em apenas alguns dias.

6. Acompanhe as estatísticas

Um passo importante para a eficácia dos artigos para reforço do SEO Portugal acontece depois da publicação dos mesmos. Acompanhar as estatísticas e perceber o alcance das publicações e o número de visualizações da página é fundamental para garantir que o recurso às keywords e links internos do texto foi feito da forma mais apropriada.

Com esta análise, perceberá qual o público efetivo que vê as suas publicações e poderá adotar uma estratégia mais eficaz para aumentar o leque de visitas ou para atingir o seu público-alvo.

7. Confie em profissionais

A criação de artigos para o reforço do SEO exigem muito tempo e uma estratégia bem delineada, cuja aplicação nem sempre é simples. O aconselhamento junto de profissionais de content marketing, mediante o contrato ou subscrição com agências especializadas (como a clínica do site) pode ser muito útil para garantir que cumpre o objetivo proposto e conquista um lugar entre as primeiras sugestões das ferramentas de pesquisa.

O contacto com este tipo de profissional será uma forma eficaz de garantir a melhor análise de keywords, uma avaliação eficaz da concorrência, a instalação de software adequado às suas necessidades e também a optimização das estratégias e conteúdos adotados.