Crie a sua primeira campanha de Facebook Ads em menos de 15 minutos

Olhos no Facebook

O mundo está a tornar-se cada vez mais digital e, hoje em dia, avançar ao seu ritmo, exige que nos debrucemos sobre as melhores ferramentas de marketing digital, para garantir que conseguimos dar, às nossas empresas e páginas profissionais, um cunho mais autêntico e cujo conteúdo chegue, efetivamente, a mais pessoas. Dar este impulso pode ser feito em menos de 15 minutos através da ferramenta Facebook Ads. Se quer saber como criar rapidamente a sua campanha, subscreva a newsletter da Clínica do Site e acompanhe-nos neste artigo.

Orientadas para uma dinâmica de apelo visual, as redes sociais têm vindo a provar a sua utilidade enquanto ferramentas de promoção individual ou empresarial. Por isso mesmo, cada vez mais, os profissionais de content marketing e de web design estão focados no uso das ferramentas oferecidas por este tipo de plataforma. Um exemplo disto mesmo é a possibilidade de fazer anúncios no Facebook, recorrendo à ferramenta do Facebook Ads.
Ainda que esteja a dar os primeiros passos no mundo das redes sociais – situação na qual poderá, também, usufruir os pacotes de gestão de página de Facebook do nosso site – verá que a criação de uma campanha via Facebook Ads é muito simples, sendo um processo possível realizar em menos de quinze minutos.
Hoje, é sobre esta questão que nos debruçaremos, para lhe dizermos quais os passos a seguir para conseguir criar uma campanha de sucesso nesta rede social.

1. Porque recorrer à Facebook Ads?

Anunciar no Facebook significa, também, anunciar na rede social mais conceituada do mundo. Estes anúncios podem, por isso, ajudar a levar mais longe as suas publicações.
A criação de uma campanha sólida de marketing digital, bem estruturada e focada nos conceitos de content marketing e de web design, é a melhor estratégia para garantir que consegue levar o seu negócio até cada vez mais pessoas.
Esta é uma razão para anunciar online na rede social favorita dos portugueses… mas não é a única. Além disto, o investimento na promoção via Facebook Ads permite o acesso a funcionalidades diversas, onde será possível a análise efetiva dos resultados e a segmentação dos públicos. Através das ferramentas disponibilizadas, terá a possibilidade de criar um público-alvo, aumentando a interação com as suas publicações e obtendo novos leads.
O recurso ao marketing digital via Facebook Ads apresenta-se, assim, como uma oportunidade única para impulsionar o seu negócio.

2. Os passos para a criação de uma campanha

Uma campanha de marketing digital no Facebook Ads é bastante fácil de criar e terá ainda melhores resultados se confiar nos melhores profissionais, subscrevendo os nossos serviços ou as suas newsletters.
Para começar, na criação da sua campanha, terá de estipular quais os objetivos e as pessoas às quais deseja chegar. O planeamento destes dois pontos definirá quem irá ver a sua publicação, optimizando as verbas investidas, e dirigindo a publicação com base nos interesses e no perfil demográfico desejado.
Em segundo lugar, terá início a criação da própria campanha. Para isto, deverá aceder à ferramenta de gestão de anúncios do Facebook (ou, em alternativa, clicar no botão “promover publicação”, sob a sua publicação). A primeira hipótese referida vai permitir que personalize com maior facilidade o anúncio. Existem três tipos de anúncio consoante o objetivo pretendido: o reconhecimento (nesta ferramenta, ideal para a construção de uma marca, o Facebook estimará o número de pessoas que recordarão o anúncio por 2 dias, usando esse valor como indicador de campanha); a consideração (ideal para anúncios que estabeleçam a relação com outras plataformas, como o acesso a um dado site, promovendo a interação e a resposta por parte do público. Será preciso criar e configurar o Facebook Pixel, de modo a haver interligação entre a sua conta de Facebook e o seu site); e a conversão (orientados para as vendas online ou para a visita aos espaços físicos, estes anúncios visam fundamentalmente o aumento das vendas).
Depois de definido o tipo de anúncio, é necessário, ainda, fazer a segmentação do público, das verbas disponíveis e do posicionamento dos anúncios. Nesta fase da criação de uma campanha de marketing digital via Facebook Ads, deverá inserir os dados demográficos desejados, o posicionamento dos anúncios (feed dos utilizadores, coluna lateral, vídeos sugeridos, etc) e também o montante que deseja investir na promoção da sua página ou publicação. Os dias e horas em que o anúncio será exibido são, também, definidos nesta fase.
O Web design é importante e, por isso mesmo, o passo seguinte deste processo é a definição dos textos e imagens dos anúncio, para garantir que este passa a mensagem desejada de uma forma eficaz. Por norma, os anúncios que possuem menos de 20% de texto nas imagens têm um melhor desempenho, tal como as imagens distintas e que apostem em cores e ofertas distintas e apelativas.
Por fim, para que a campanha corra como desejado, torna-se importante a optimização dos resultados, mediante o acompanhamento do processo, nomeadamente no que diz respeito ao alcance dos anúncios. A análise das estatísticas, bem como a sua comparação com a concorrência, é importante para que possa aproveitar ao máximo as mais-valias desta rede social.

3. Dicas para um anúncio de sucesso

A aposta no marketing digital é sempre uma boa oportunidade mas, para garantir que eleva os padrões dos seus anúncios e leva mais longe os seus conteúdos, o melhor é ficar a conhecer as melhores estratégias, acompanhando as tendências e as mudanças que são feitas ao longo do tempo. Ao subscrever newsletters sobre esta matéria, poderá manter-se informado, garantindo que segue todos os passos essenciais para o sucesso do seu anúncio do Facebook.
Além disto, o recurso a serviços especializados – como os que oferecemos na Clínica do Site – pode ser a melhor forma de criar e gerir a sua página de Facebook e de garantir que o anúncio criado tem o melhor formato e atinge o público desejado.
Analise sempre os resultados das suas campanhas para avaliar o desempenho dos anúncios e aposte na promoção do seu negócio online.