5 questões fundamentais antes de fazer o redesign do seu site

Já tomou a decisão de fazer um redesign ao site da sua empresa e quer ter tudo pronto o mais rapidamente possível. Afinal tempo é dinheiro e um redesign é sempre para melhorar, certo? Normalmente sim, mas antes de avançar para o redesign do site tem de fazer estas cinco perguntas a si mesmo, senão pode estar a perder utilizadores e… Clientes.

1 – Os seus utilizadores actuais vão saber navegar no novo design?
A mudança faz parte da vida, mas o certo é que a maioria das pessoas é adversa à mudança. Mesmo quando julgamos estar a mudar algo para melhor, muitas pessoas irão criar automaticamente uma barreira à sua utilização. Assim devemos ter cuidados redobrados ao fazer um redesign completo a um site pois para além de mudarmos a forma de navegar, vamos também introduzir um novo estilo visual. Estas mudanças devem influenciar de forma positiva a experiência do utilizador e isso só é possível se este se sentir confortável. Se fizer sentido, mantenha os nomes das principais secções. Pode até criar uma página a anunciar e explicar a mudança de imagem – é uma oportunidade de comunicar a sua inovação, explicar o que mudou do site antigo para o novo e ao mesmo tempo pode pedir feedback sobre o redesign. Quando lançar o novo site, envie essa página por email, partilhe nas redes sociais e crie até uma chamada de atenção no novo site.

2 – Já olhou para as estatísticas de visitas do site antigo?
Não há como olhar para a possibilidade de melhorar algo no nosso negócio e particularmente, algo onde os nossos Clientes interagem directamente com a nossa marca. Mas como em tudo, para chegarmos a algum lado, temos de saber onde estamos por isso o primeiro passo deve ser analisar cuidadosamente as estatísticas de visitas do seu site actual. Caso tenha muitos visitantes de outros países, não será que faz sentido ter uma versão do site em inglês? Quais são as páginas mais visitadas para optimizar esses conteúdos e explorar mais ligações a páginas de maior valor para o seu negócio? De onde vêm os seus utilizadores? Costumam visitar novamente após a primeira visita? Para além de assegurar um bom ponto de partida, poderá depois comparar estas estatísticas com o novo site e afinar o que for necessário para ir melhorando.

3 – O que acontece quando o utilizador chega ao novo site por um link do site antigo?
Talvez seja das perguntas mais básicas e mais vezes ignorada. Quando faz um redesign ao site, o mais provável é que os endereços das suas páginas também alterem… talvez porque o novo site tem uma nova estrutura de navegação, uma nova plataforma tecnológica,… ou ambas. O que acontece nestes casos é que vai desperdiçar utilizadores (e potenciais Clientes) que vêm através de links com endereços do site antigo que estão espalhados pela Internet. Como é praticamente impossível que os endereços de todas as páginas se mantenham inalterados, deve registar todos os erros 404, isto é, de páginas não encontradas e adicionar os endereços antigos às respectivas páginas do novo site. Na pior das hipóteses deve redireccionar o utilizador para a Homepage quando chega a uma página não encontrada.

4 – O investimento (seja tempo ou dinheiro) considerado inclui novos conteúdos e funcionalidades?
Muitas vezes um redesign apenas é pensado ao nível visual e embora seja fundamental manter uma imagem actual, um dos principais factores que define o sucesso de um site são os seus conteúdos e funcionalidades, ou seja, aquilo que realmente leva os utilizadores a visitar o site. Para os motores de pesquisa, conteúdos relevantes e funcionalidades que os utilizadores valorizem, são factores que farão subir o seu site nos resultados orgânicos de pesquisas (para além de aliviar o seu orçamento em publicidade AdWords). Ou seja, estes dois aspectos são importantes para os seus utilizadores e para ser encontrado num oceano cada vez maior de sites da concorrência.

5 – O novo site vai estar optimizado para dispositivos móveis? 

Se ainda não se apercebeu que as visitas através de dispositivos móveis ao seu site são cada vez em maior volume, certamente ainda não olhou para as estatísticas do seu site. Alguns analistas prevêem que em 2014 os acessos por dispositivos móveis ultrapassem os computadores pessoais. Embora seja um dado adquirido que cada vez mais pessoas utilizam os seus telemóveis e tablets (iPhone, iPad, Android e Windows Phone), são ainda muitos os sites que não estão preparados para estes dispositivos o que faz com que ao acedermos, nos seja apresentada uma página com letras e imagens minúsculas e em que temos de estar constantemente a aumentar e a mover de um lado para o outro para conseguir ler uma única frase. Ao preparar o seu site para os dispositivos móveis está a proteger o seu investimento para o futuro e a destacar-se da sua actual concorrência. Estas são apenas algumas das muitas questões que se devem colocar quando ponderar um redesign ao seu site. Muitas outras questões devem ser levantadas e respondidas antes de se desenhar sequer a primeira linha. Muitas das outras questões estão relacionadas com o seu negócio. Não se esqueça de ouvir sempre os seus utilizadores e os seus Clientes.

Deixe outras questões que ache relevantes nos seus comentários. Um Bom Redesign!