Vender online em Portugal: SEO ou Google Ads

O digital promoveu a profusão do empreendedorismo, mas também o aumento da concorrência. Isto torna o contacto com o público mais difícil e exige que estratégias de web design, content markerting ou email marketing integrem o pensamento empresarial. Saiba as diferenças entre SEO e Google Ads e como podem ajudar a elevar a sua empresa.

Na atualidade, o maior desejo de todas as empresas é garantir a conversão do público-alvo num público consumidor, isto é, em clientes. Claro que, neste processo, é necessário atenção aos pormenores do próprio site, incluindo o web design. Ainda assim, o essencial é que o tráfego do website aumente, o que implica a adoção de estratégias – como email marketing, content markerting ou outros – para que a cativação e conversão dos públicos seja efetiva.

Otimizar o website é algo que pode fazer usando o Google Ads ou as técnicas de Search Engine Optimization (SEO). Isto não só permite uma apresentação mais ampla dos produtos e serviços como ajuda a garantir um melhor tráfego orgânico, proveniente dos motores de busca.

Seja através de tráfego orgânico ou pago, o facto é que as ferramentas de SEM (Search Engine Marketing) são uma excelente forma de chegar ao público e cativá-lo, de forma a que se converta em cliente.

Venha conhecer melhor o Google Ads e a otimização SEO, para compreender como estas ferramentas, apesar de distintas, podem apoiar o crescimento do seu negócio.

O que é o Google Ads e quando devo usar?

Provavelmente já tinha ouvido falar do Adwords. Pois bem, agora este é conhecido como Google Ads: trata-se de uma plataforma de anúncios da Google, que mostra os anúncios no início dos resultados das pesquisas e apenas é cobrada quando existem cliques nos anúncios.

O PPC (pagamento por clique) torna esta forma de anunciar bastante económica face a outras ferramentas de publicidade, sendo que ajuda a garantir que a empresa fica com um lugar de destaque na primeira página do motor de busca e que os pagamentos apenas têm lugar caso exista um clique no anúncio colocado. Os utilizadores do serviço podem ter em curso várias campanhas em simultâneo, para diferentes produtos e serviços ou para os mesmos produtos e serviços, caso desejem testar diferentes abordagens.

A gestão eficiente dos anúncios é, aqui, um ponto fundamental, sendo ainda importante controlar o budget, já que quando este termina, o anúncio fica automaticamente desativado. 

O Google Ads é um serviço especialmente interessante na fase de lançamento de novos sites e lojas online, já que permitem chegar aos utilizadores que procuram os seus produtos ou serviços, numa fase em que ainda não terá um bom posicionamento nos resultados orgânicos (não pagos) das pesquisas do Google.

Porque não experimentar o serviço de Gestão de Campanhas da Clínica do Site? Não tem período de fidelização e garante um serviço profissional e personalizado. O serviço é baseado num processo optimizado ao longo do tempo e orientado para a maximização de resultados dos Clientes.

O que é o SEO e quando devo usar?

Esta sigla designa Search Engine Optimization e trata-se de um conjunto de estratégias de otimização que permitem aos sites, espaços de e-commerce, blogs e outras páginas da Internet garantir um melhor posicionamento mediante pesquisas no motor de busca. Este tipo de estratégia tem a vantagem de garantir um posicionamento gratuito, impulsionado por palavras-chave e criação de conteúdos, o que o enquadra no panorama do Marketing de Conteúdos. Sendo uma forma de promoção com base em conteúdos, esta exige que os conteúdos tenham qualidade e adotem uma estrutura que o algoritmo reconheça como conteúdo de valor.

Entre as desvantagens deste método de otimização encontra-se o facto de que poder demorar bastante (pelo menos alguns meses) para que o posicionamento do site chegue ao topo das pesquisas do Google, já que se trata de uma construção que exige empenho e consistência ao longo do tempo.

O SEO tem a vantagem de que os seus resultados perduram no tempo. Como o seu site fica optimizado para determinadas keywords, continuará a aparecer bem posicionado para essas keywords. Convém que a qualidade e consistência de publicação de novos conteúdos se mantenha e que tenha em atenção as iniciativas dos seus concorrentes. Deve ainda procurar optimizar o seu site para novas keywords de modo a antecipar alterações nos comportamentos dos utilizadores e a atingir novos clientes. 

É importante garantir que o seu site ou loja online chega à primeira página de resultados do Google para determinadas keywords e não sai de lá. Uma piada comum no meio é que a segunda página de resultados do Google é o melhor sítio para esconder um corpo, pois ninguém vai lá.

Tal como todos os nossos serviços da nossa loja online, o Serviço de SEO não tem fidelização, no entanto, para obter resultados, deve contar com alguns meses. Ao longo destes meses, em conjunto com os nossos Clientes, analisamos quais as melhores keywords em função de vários factores, monitorizamos os resultados do seu site ou loja online, bem como os da sua concorrência. O nosso serviço de Avença de SEO foca-se nas keywords, na optimização do seu site e loja online, e também em factores externos como backlinks, concorrência, etc.

Qual a melhor opção para as lojas online venderem mais em Portugal?

Como deve ter compreendido, estas ferramentas de otimização são bastante distintas: enquanto uma aumenta o tráfego orgânico, a outra trata-se da colocação de anúncios, gerando, portanto, tráfego pago.

As palavras-chave são um elemento importante em ambos os tipos de estratégia. Se usar o Google Ads, no entanto, deve focar-se em várias palavras-chave para garantir um melhor alcance do anúncio, sempre tendo em conta se estas estão a converter em resultados, como por exemplo, utilizadores em Clientes.

Vale a pena recordar que o SEO tem uma maior abrangência (não se limitando às pesquisas Google) e trata-se de um investimento a longo prazo, contrariamente ao Google Ads que tem a sua duração ligada ao período em que compra publicidade. Ainda assim, em termos de rapidez dos resultados, o Google Ads tem resultados mais rápidos, promovendo um produto ou serviço na hora.

Fonte: Net Market Share

A nossa sugestão é, pelo menos numa fase inicial, utilizar as duas estratégias em simultâneo para que tenha resultados mais rápidos (todas as empresas precisam de resultados, certo?) e garanta uma boa visibilidade no futuro de modo a não estar dependente (pelo menos exclusivamente) de publicidade paga.