Em Portugal: Inbound Marketing ou Outbound Marketing?

Estratégia de Marketing

Encaremos a realidade: o futuro é digital. Ou melhor, o presente já o é em grande medida e o futuro sê-lo-á ainda mais. Goste-se ou não, a Internet já faz parte das nossas vidas e promete revolucionar totalmente o nosso quotidiano. Com o marketing é exatamente a mesma coisa. Gerar vendas já não é o que era.

É neste contexto que termos como SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca), email marketing (marketing por email) e content markerting (marketing de conteúdo) fazem cada vez mais parte do jargão dos profissionais da área. Nos dias de hoje, nenhuma empresa ou empreendedor que pretenda levar os seus projetos a bom porto se pode permitir ignorar o poder destas valiosíssimas ferramentas. Isto porque os consumidores atuais são muito diferentes do que eram não há muitos anos atrás, já que para além de muito mais informados e exigentes dispõem de um leque de escolhas exponencialmente maior. Conseguir a sua atenção exige desta forma uma mudança radical de perspetiva.

É aqui que entra o Inbound Marketing.

Inbound Marketing Vs. Outbound Marketing

Mas afinal em que é que consiste este tipo de marketing e como é que se distingue do Outbound Marketing?

Em termos muito simples, diremos que o Outbound Marketing corresponde à publicidade tradicional, na qual a empresa divulga o seu produto ou serviço de forma aleatória e por vezes agressiva (por exemplo, através de anúncios televisivos ou janelas pop-up na Internet), tentando atingir o maior número possível de clientes. É uma estratégia de marketing essencialmente centrada na empresa.

Por outro lado, o Inbound Marketing segue o caminho oposto, promovendo o seu produto/serviço para um público previamente selecionado por já ter demonstrado interesse em produtos ou serviços semelhantes. Isto significa que em vez de tentarmos chegar a toda a gente, com uma taxa de rejeição potencialmente grande, direcionamos os nossos esforços de divulgação para um público que à partida estará interessado no que temos para vender, o que reduz drasticamente as nossas hipóteses de não obter resultados. Este tipo de marketing é totalmente centrado no cliente.

Um exemplo típico deste tipo de estratégia é a divulgação de produtos e serviços através de blogues, a que está naturalmente associado o já referido content markerting, isto é, a produção de conteúdos que vão ao encontro dos interesses, necessidades e desejos do público-alvo e podem por esta via potenciar o processo de compra. Podemos dizer que este é um dos pilares do Inbound Marketing, embora haja outros que não devemos descurar.

Inbound ou Outbound: como escolher?

Não temos uma visão redutora desta questão nem afirmamos taxativamente que o Inbound Marketing é a poção milagrosa que irá resolver os problemas da sua empresa. É certo que o Inbound Marketing é menos dispendioso e muito mais eficaz porque são as pessoas que vão até nós e não o contrário. Todavia, é processo muito mais demorado, requer conhecimentos técnicos aprofundados e pode não ter uma taxa de difusão tão elevada como o Outbound Marketing, uma vez que no nosso país ainda há uma certa resistência às novas tecnologias, pelo menos se o compararmos com os EUA ou mesmo com a União Europeia (a título de exemplo, as pesquisas efetuadas sobre o assunto revelam que os portugueses adquirem menos produtos e serviços pela Internet do que os seus congéneres europeus). Mesmo assim, em termos de custo-benefício o Inbound Marketing está naturalmente em vantagem, pois o facto de se dirigir apenas ao público que já está interessado no nosso produto/serviço aumenta enormemente as taxas de retorno.

Como em tudo na vida, não existe uma “receita” universal para escolher o tipo de Marketing mais adequado à sua empresa. Tudo depende daquilo que pretende atingir. Mas podemos adiantar que, dado o que atrás foi referido, as enormes vantagens do Inbound Marketing compensam largamente as suas desvantagens. Mesmo tendo em conta que o mercado português em nada se compara ao colosso norte-americano, vale a pena investir neste tipo de Marketing. O facto de a sua empresa apostar no digital quando tantas outras ainda estão relutantes em dar esse passo só lhe trará vantagens porque a coloca uns passos à frente da concorrência.

Tornar-se num expert digital

Se ainda agora está a pensar em aventurar-se nesta área é natural que se sinta um pouco perdido. Além de ser imprescindível possuir conhecimentos de web design deve conhecer as técnicas de SEO, pois são elas que permitirão que o seu site ou blog esteja bem indexado nos motores de busca, o que aumenta o número de visitas do mesmo e consequentemente os seus rendimentos. Será também necessário aprender a gerir as campanhas Google AdWords (a principal ferramenta de publicidade online) e a comunicar com os seus clientes via email de forma personalizada e capaz de estimular a compra (email marketing). Para um não-especialista na matéria isto pode parecer um obstáculo intransponível e em muitos casos levá-lo a desistir de um projeto que tinha tudo para dar certo.

Mas não desanime. A nossa loja digital tem à sua disposição todo o tipo de produtos e serviços que o vão apoiar nesta aventura. Gestão de anúncios do Facebook e de campanhas de AdWords, criação de imagens para Instagram, análise SEO da concorrência e criação/envio de newsletters com a periodicidade que entender mais adequada (mensal, semanal ou quinzenal) são apenas algumas das variadíssimas opções disponíveis na nossa loja online, todas a um preço acessível e com o nível de qualidade capaz de dar ao seu negócio o impulso de que precisa para se destacar. Consulte ainda os nossos Planos de Websites, que lhe dão acesso a todos os serviços de web design de que necessita para construir uma presença online sólida e marcante (incluindo um design exclusivo com possibilidade de otimização para telemóvel e criação de conteúdos mensais).

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Em conclusão

Nunca é de mais repetir que quem não apostar no mercado digital acabará por ser ultrapassado e que o sucesso nesta área não se compadece com amadorismos. Se quiser ter uma presença online com qualidade profissional precisará de contar com serviços profissionais e apostar em estratégias de marketing com foco no digital. Na Clínica do Site poderá encontrar todos esses serviços com uma relação qualidade-preço absolutamente excepcional. Caso ainda tenha algumas dúvidas, contacte-nos e teremos o maior prazer em lhe prestar todos os esclarecimentos de que necessite. Poderá ainda subscrever a nossa newsletter para se manter atualizado e usufruir de descontos na nossa loja online. Dê o primeiro passo para revolucionar o seu negócio!