Acabe com as #hashtags antes que acabem com a sua marca

hastag

Há uma conta e medida para o uso de #hashtags. A Social Bakers explica quando esta ferramenta faz mais mal do que bem à sua marca.

Facilitam a pesquisa, permitem às marcas iniciar uma conversa com os consumidores e envolvê-los numa campanha, mas, nem sempre muitas #hashtags significa melhores resultados nas redes sociais para as marcas.

A Social Bakers analisou o uso das #hashtags pelas marcas (http://www.socialbakers.com/blog/2126-the-ultimate-guide-to-hashtags) e concluiu que, por vezes, uma utilização mais espartana podia gerar melhores resultados em termos de envolvimento junto dos utilizadores / seguidores de uma marca.

No início do ano a consultora de media sociais analisou o Instagram e verificou que as marcas que usam #hashtags obtêm uma média de envolvimento de 5,31%, enquanto que posts sem hashtags obtinham em média apenas 2,95%. Mas há um limite a partir do qual as hashtags começam a gerar rejeição. “Embora as melhores campanhas usem hashtags, as taxas de envolvimento descem mais de 50% se há mais de 10 hashtags por cada post”, alerta a Social Bakers.

“Se usa muitas hashtags irrelevantes, espalha demasiado a sua campanha e os fãs perdem o interesse”, continua o Social Bakers. E se essa era a regra para o Instagram também parece ser para o Facebook, onde as #hashtags são um recurso usado igualmente pelas marcas.

Também nesta plataforma social o uso de demasiadas hashtags leva a um menor envolvimento com os fãs. Um post com 1 a 2 hashtags gera em média de 593 interações; se for 3-5 produz uma média de 416 interações, com o número de interações a recuar à medida que aumenta o número de hashtags. Com 6-10 hashtags há uma média de 307 interações, enquanto que mais de 10 reduz as interações para 188.

Por isso, a Social Bakers recomenda: “Mantenha os seus tweets, posts, instagrams e vines com uma dieta restrita de hashtags, e ficará bem. Incluir demasiadas, e poderá ver os seus utilizadores a afastarem-se dos vossos conteúdos, independentemente da sua qualidade”, diz a consultora.