8 razões para ir de férias… e ser melhor no trabalho

Descanso na praia

8 razões para ir de férias… e ser melhor no trabalho

Robert Locke, um estudioso, especialista e entusiasta em relacionamentos e motivação aponta estratégia para ter férias e ser mais produtivo.

O trabalho é muito importante. Quando se gosta do que se faz, é ainda mais importante. Mas também é importante saber quando fazer uma pausa, para não comprometer tudo o que se construiu até aí. É o que defende Robert Locke, um estudioso, especialista e entusiasta em relacionamentos e motivação e autor do blogue Problem Kids.

Para este especialista, que recorre à análise de vários estudos, 82% das pequenas empresas cujos empregados tiram férias são bem sucedidas. Qual o segredo? Robert Locke explica:

1. O seu escritório não é um local de inspiração. Não é possível conseguir inspiração ou ser criativo quando se está debaixo de uma grande pressão no escritório, pelo que se aconselham férias. No fundo a saída do escritório. Já dizia Rieva Lesonsky, CEO GrowBiz Media: “as férias ajudam-nos a mudar a visão, o que pode desencadear uma ideia ou um pensamento criativo.”

2. Saia da sua zona de conforto. Delegue nos outros as tarefas do escritório e aproveite para perceber como tudo funciona sem a sua presença. Possivelmente, ficará surpreendido quando verificar que ninguém lhe ligou durante as férias, nem em caso de emergência. “Sem férias, tornamos droids em esteróides de rede, até mesmo o presidente da empresa”, diz LexyFunk, CEO da Brooklyn Industries.

3. Pense que a sua saúde sairá beneficiada. Porque vai poder dormir mais, o seu humor irá melhorar. Sujeito a menos stress e ansiedade, o seu coração funcionará melhor e a tensão irá para níveis normais. É só vantagens. Isso mesmo defende Julie Jumonville, CEO of UpSpring Bab: “As férias são extremamente importantes. Regresso sempre cheia de energia e recarregado, sendo que algumas das minhas melhores invenções ocorreram nas férias ou imediatamente a seguir porque deixei o stress no escritório.”

4. Dê uma pausa ao seu cérebro. Os cérebro são como esponjas. Absorvem tudo até ao ponto da saturação. Mas nas férias, as novas ideias e vistas exóticas podem fortalecer as ligações cerebrais e estimular a atividade mental. Vários estudos mostram que a estabilidade emocional e o relaxamento mental depois das férias pode colocar qualquer um no “topo do mundo.”

5. É obrigatório fazer uma mudança. Robert Locke defende que é preciso acabar com a ideia de que você é capaz de ligar e desligar quando quiser em relação ao trabalho. Vários especialistas defendem que o nosso cérebro tem mais dificuldades em desligar-se do trabalho quando você nunca descansa.

6. Faça amigos, novos amigos. Quando estiver a descansar, é provável que conheça novas pessoas, de áreas até iguais às que você trabalha. Se é daqueles que tem dificuldade em desligar, pode sempre, sem a pressão do trabalho, ter novas ideias, estabelecer planos… mas o ideal é relaxar.

7. Saiba que você é dispensável. Se é dono do seu negócio, possivelmente irá descobrir que a empresa sobrevive enquanto está de férias. Se for empregado, a mesma lógica se aplica. Haverá sempre quem faça as coisas na sua ausência…

8. Mantenha-se feliz e os seus empregados também… a Ernst &Young fez um estudo que demonstra que quem tira mais férias consegue melhores resultados no desempenho ao fim do ano – 8%, segundo a consultora. Por isso, esqueça a velha máxima: muitas horas no escritório = a muita produtividade. Agora, fazer férias é a receita para um bom desempenho.